Representamos as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade Brasileiras.

Quem somos

A Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) é a Coordenadora Nacional de Comércio Justo do Brasil, vinculada à CLAC, com a função de representar e apoiar as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade brasileiras, promovendo o fortalecimento e o desenvolvimento de seus membros, sempre alicerçada nos princípios e valores do Comércio Justo.

Missão

Representar e apoiar as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade brasileiras, promovendo o fortalecimento e o desenvolvimento de seus membros, sempre alicerçada nos princípios e valores do Comércio Justo.

Visão

Ser reconhecida mundialmente como a representante das Organizações de Pequenos Produtores de Comércio Justo Fairtrade brasileiras, promovendo o empoderamento e o desenvolvimento social, econômico, e ambiental, dos produtores e de suas comunidades.

Objetivos

  • Manter uma gestão democrática e transparente, fortalecendo os elos de confiança e cooperação entre os membros.
 
  • Valorizar a origem e os produtos Fairtrade brasileiros, nos mercados nacional e internacional.
 
  • Promover os princípios e valores do comércio justo, conscientizando os consumidores sobre a importância de apoiar o movimento.
 
  • Incrementar o acesso a mercados existentes e novos, facilitando participação das associadas em feiras nacionais/internacionais com potencial de geração de negócios.
 
  • Atuar como um ambiente de integração e difusão de conhecimentos, principalmente nas áreas de sustentabilidade, inclusão social e direitos humanos, acesso a mercados, boas práticas de produção, conservação do meio ambiente e mudanças climáticas.

Nossos principais valores e diretrizes são
Solidariedade, Equidade, Ética, Transparência e Democracia.

Eixos de trabalho

EIXO 1

Representatividade
Institucional

Representar institucionalmente as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade com diversidade de produtos nos níveis nacional e internacional frente a órgãos externos (parceiros ou não), atuando como um canal de mediação frente ao sistema Fairtrade. Sendo o principal canal de representatividade e coordenação nacional para a execução de projetos Fairtrade/CLAC.

EIXO 2

Facilitação de parcerias e intercâmbio de experiências

Atuar como facilitadora na idealização de projetos e viabilização de parcerias de interesse coletivo, especialmente nas áreas de sustentabilidade, inclusão social e direitos humanos, acesso a mercados diferenciados, melhores práticas de produção, conservação do meio ambiente e mudanças climáticas.

EIXO 3

Comunicação

Canal de marketing institucional de suas associadas, promovendo e divulgando o Comércio Justo e as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade, nos níveis nacional e internacional. Oferecendo ainda espaços de integração, e oportunidades para que as Organizações alcancem seus próprios mercados.

Governaça

Através de uma gestão democrática e participativa, a BRFAIR observa sempre as demandas e opiniões de seus associados, e trabalha para representar as organizações de produtores Fairtrade frente à sociedade civil, órgãos externos (nacionais e internacionais) e frente ao sistema Fairtrade. Em parceria com a CLAC, nosso trabalho objetiva promoção dos princípios e valores do Comércio Justo, e ainda, e o empoderamento das organizações de pequenos produtores Fairtrade (OPPs).

Com natureza jurídica de associação, e conforme estatuto, a Governança da BRFAIR é composta pela Assembleia Geral como órgão máximo, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Associados.

DIRECTORIA 

EXECUTIVA

Presidente

Maurício Alves Hervaz – APASCOFFEE

Vice Presidente
João Roberto Gasperini – COPERFAM

Diretor Tesoureiro
Alessandro Marcos de Miranda – COOPERVITAE

Diretor Secretário
Leandro Rubini – COOPSALZANO
1º Suplente – COOPERVITAE
Guido Reguim Filho
2º Suplente – COOPERNOVARUM
Fernando José dos Santos

CONSELHO 

FISCAL

Efetivos
Sebastião Benevene – ACAFEG


Eliezer Reis Jorge – DOS COSTAS


José Henrique Pereira – COOPFAM

Suplentes
Carlos Renato Alvarenga Theodoro – CAFESUL


Carlos Alberto Fardin Nunes – APPCER


Sérgio Borges – ASSOPRO

SECRETÁRIO 

EXECUTIVO

Bruno Henrique Aguiar