Golden Cup Brasil 11ª Edição: concurso dos melhores cafés Fairtrade do Brasil seleciona os melhores cafés, que participarão da segunda rodada de provas

Foi realizada na COOPERVITAE em Nova Resende MG, a primeira etapa das rodadas de provas do Golden Cup Brasil 2025.

No dia 11 de setembro, provadores de alto nível estiveram identificando os melhores cafés Fairtrade do Brasil. A provas contaram com a participação de Q Graders e R Graders membros de diferentes Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade, a e ainda com a presença de renomados profissionais, atuantes no mercado de cafés especiais.

O time de provadores foi composto por Ana Carolina Fernandes (COOPFAM), Marcelo de Souza Matias (COOCAMINAS), Antônio Frade (DOS COSTAS), Maicon César Beli (APSL), Alan Michel Batista (APPCER), Higor Campana (COOPERVITAE), Ademilson Noiman (APASCOFFEE), Maurício Alves Hervaz (APASCOFEE / BRFAIR), Bruno Aguiar (BRFAIR) Paulo Afonso Ferreira Júnior (CLAC), Cecília Sanada (CLAC), Tassio de Souza (INCAPER) e Patrícia Da Matta Campbell (INCAPER). A organização e preparação das provas ficou por conta dos profissionais Douglas Gonzaga (INCAPER), Junior (INCAPER), Emanuelle Costa (UNILAVRAS) e Vitor Hervaz (APASCOFFEE).

Foram avaliadas amostras, oriundas de pré-seleções realizadas pelas Cooperativas e Associações de Produtores Faitrade, que durante a safra 2024/25 identificaram seus melhores lotes, para a disputa do Golden Cup 2025. As amostras concorreram nas categorias Café Arábica (Natural ou Cereja Descascado ou Processos) “Microlotes”; Café Arábica (Natural ou Cereja Descascado ou Processos) “Container cheio”; Café Canephora (Natural ou Descascado) “Microlotes”; e Categoria Café Canephora (Natural ou Descascado) “Container Cheio”.

Os cafés selecionados na etapa 01, serão submetidos a uma nova seleção (etapa 02), no dia 24/10, onde membros de exportadoras e grandes players do mercado definirão os melhores cafés Faitrade do Brasil, ganhadores da décima primeira edição do Golden Cup Brasil.

Este importante torneio de qualidade tem o objetivo de contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nos níveis nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados para os Cafés Fairtrade, e contribuindo para a agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção.

O torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup abrange todas as Organizações de Pequenos Produtores de café Fairtrade do Brasil, e é realizado pela Coordenadora Latino – Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo – CLAC, em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil – BRFAIR; e contando ainda com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER ES, Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo – CECAFES ES, e da International Trade Centre – ITC.

Os cafés selecionados na etapa 02 do torneio serão enviados para diferentes países consumidores de cafés certificados Fairtrade, representando o Brasil como origem produtora de cafés especiais, certificados e sustentáveis. Os melhores colocados nas quatro categorias serão apresentados nas principais férias de cafés especiais do mundo, e receberão a premiação durante a SIC 2025.

Confira a seguir a lista de classificados para a segunda etapa do Golden Cup Brasil, 11ª Edição (lista em ordem alfabética):

https://drive.google.com/file/d/1uld523PfM5309Vk1QmO9QUoNy_vviNDW/view?usp=sharing