Golden Cup incentiva a produção de cafés de qualidade no Brasil

Uma importante atividade realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC) foi a premiação da 8ª edição do concurso de qualidade de café Golden Cup. O torneio, que busca reconhecer os melhores cafés Fairtrade do Brasil, é realizado pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), com o apoio da International Trade Centre (ITC) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

O vencedor da categoria “Canephora Microlotes”, o cafeicultor Luiz Cláudio de Souza, da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), que fica em Muqui, no Sul do Estado, comemorou mais um título no torneio Golden Cup. Ele até já perdeu a conta de quantas vezes venceu concursos regionais e nacionais de qualidade de café.

“Esses prêmios coroam um trabalho. A quantidade nem importa, o que importa é que estamos no caminho certo, persistindo e fazendo um café de cada vez mais qualidade. O mais importante é que estamos promovendo o nosso café, no nosso caso, o canephora, que nunca foi tão bem aceito como bebida e estamos provando aos clientes que se trata de um café bom”, destacou.

Na categoria “Arábica Microlotes”, o vencedor foi o jovem Fabiano Diniz, da Cooperativa Regional Indústria e Comercio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (Coorpol), que fica em Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais.

“Não esperava esse prêmio. Ano passado eu fui vice-campeão e esperava no máximo a mesma colocação. Tinha muito café bom concorrendo. O Golden Cup ajuda muito em visibilidade do nosso café. Hoje posso dizer que sou um campeão nacional e isso ajuda a conseguir um campo maior de mercado. Ano passado, com o meu café que ficou na segunda colocação, consegui fazer a minha primeira exportação. Isso incentiva muito a sempre buscarmos melhorar”, afirmou Diniz.

O presidente da BRFAIR, Carlos Renato Theodoro, reforçou a importância do concurso e também do recurso destinado pelas cooperativas e associações a ações de melhorias de qualidade dos grãos. “Do prêmio que as OPPs (Organizações de Pequenos Produtores) recebem anualmente, 25% é destinado para trabalhar a qualidade e produtividade. Contratamos técnicos, ajudamos o produtor na estruturação da propriedade, entre tantas outras ações. O cooperativismo e o associativismo tem esse papel de apoio aos pequenos produtores”, enfatizou.

 O diretor comercial da CLAC, João Mattos, destacou que o concurso é realizado há oito anos no Brasil. “A gente iniciou no Brasil essa competição, que hoje é realizada em 10 países da América-Latina, no México e em mais cinco países da África. Esperamos começar também na Ásia no ano que vem. A gente tem diferentes categorias, como o Microlotes e o Container Cheio, destinado a diferentes mercados. O concurso para a variedade de robusta, que ninguém fazia, começamos aqui no Brasil. Muitas vezes o mercado desconhecia a qualidade desse café”, informou João.

Categoria Arábica “Microlotes”

1º – Fabiano Henrique Diniz (COORPOL) – Manhuaçu (MG)

2º – Adelino Roberto Bernardes Semboloni – (COOPERCAFEM) – Varginha (MG)

3º – Renata Toledo Barbosa (DOS COSTAS) – Boa Esperança (MG)

Categoria Arábica “Container Cheio”

1º – Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS) – Boa Esperança (MG)

2º – Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS) – Boa Esperança (MG)

3º – Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região (COOPERVITAE) – Nova Rezende (MG)

Categoria Canephora “Microlotes”

1º – Luiz Cláudio de Souza (CAFESUL) – Muqui (ES)

2º – Santo Pedro Castro Netto (CAFESUL) – Muqui (ES)

Categoria Canephora “Container Cheio”

1º (CAFESUL) – Muqui (ES)

2º – (CAFESUL) – Muqui (ES)

3º – (CAFESUL) – Muqui (ES)