Representantes da Fairtrade Alemanha e da Fundação Max Havellar conhecem projetos de organizações brasileiras de laranja e café

Representantes da CLAC, Fairtrade Alemanha e da Fundação Max Havellar Suíça, estiveram no Brasil conhecendo um pouco mais sobre a realidade das Organizações de Pequenos Produtores (OPPs) de suco de laranja Fairtade. A comitiva conheceu a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Liberato Salzano e Região (COOPSALZANO), a Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar (COPERFAM), a Cooperativa de Agricultura Familiar e Solidária do Paraná (COACIPAR) e a Cooperativa de Produtores de Frutas de Santa Maria (COOPERSANTA).

Os representantes internacionais puderam conhecer vários projetos de impacto social, ambiental e econômico, financiados pelos recursos do Prêmio Fairtrade. Na visita ao Brasil, o grupo participou ainda do workshop de lançamento do Projeto Intercitrus II.

Desenvolvido pela CLAC em parceria com a BRFAIR, o projeto abrange as quatro OPPs de suco de laranja Fairtrade e tem como objetivo contribuir com a geração de uma renda digna para os pequenos produtores de laranja de comércio justo e de suas famílias, em áreas rurais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Após o lançamento do Projeto Intercitrus II, apoiada pela CLAC, a representante da Fairtrade Alemanha seguiu em comitiva pelo Brasil, conhecendo um pouco mais sobre a realidade das OPPs de café Fairtrade do Brasil, bem como alguns de seus projetos desenvolvidos com o recurso do prêmio Fairtrade.

As visitas foram realizadas na Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo e Região (COOCAMINAS), Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS), Cooperativa de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (COOPASV), Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região (COOPERVITAE) e Cooperativa Agropecuária Fair Trade de Nova Resende e Região (COOPERNOVARUM).