Em todo o mundo, as Organizações estão se adaptando para minimizar o risco de contágio por meio do COVID-19 (Coronavírus). CLAC e Fairtrade Internacional estão fazendo sua parte, trabalhando virtualmente e seguindo as recomendações dos governos de cada país e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A BRFAIR, em conexão com CLAC e Fairtrade Internacional, continua seu trabalho, comprometida com os produtores e produtoras, trabalhadores e trabalhadoras que estão no coração de nosso sistema.

Nós “BRFAIR, CLAC, Fairtrade Internacional e as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade” estamos todos unidos, não apenas nas cidades, mas em todo o mundo. Assim como o novo vírus COVID-19 está atravessando o mundo, o mesmo acontece com as cadeias de fornecimento. As pessoas estão justamente preocupadas com os mais vulneráveis, aqueles que vivem do que vendem, serão os primeiros e os mais afetados por este período de isolamento social e desaceleração da economia. Os(as) donos(as) de pequenos negócios e seus(suas) empregados(as), trabalhadores(as) e outros com empregos precários já estão vivendo uma situação muito difícil. Os(as) produtores(as) de pequena escala e os(as) trabalhadores(as) agrícolas lutam a cada ano para ganhar o suficiente para sustentar as suas famílias.

Apesar de ser uma nova realidade para todos nós, é muito encorajador ver como as comunidades estão se unindo para proteção e apoio mútuo, e esta é uma verdadeira oportunidade para nós, como sociedade, para nos unirmos e apoiarmos uns aos outros durante esta crise.

O apoio pode ser demonstrado de muitas maneiras:

Mantenha o contato: faça vídeos e chamadas para saber sobre o estado físico e mental de nossos (as) amigos (as), colegas e famílias. Se estiver trabalhando virtualmente, programe esses encontros virtuais para manter o sentido de trabalho em equipe e comemorar o progresso.

Consumo socialmente responsável: considere de que forma pode apoiar a sua economia local, bem como aqueles que serão diretamente impactados, como os produtores do sul.

Faça escolhas sustentáveis e compra justa: compre somente o que for necessário para um período de semanas, mantendo provisões, tais como bens alimentícios, para as outras pessoas que precisarem.

Respeite e siga os conselhos dos profissionais médicos: confie nas informações sobre o vírus por meio de organizações globais com reputação como a OMS ou o Ministério da Saúde do seu governo. Se suas autoridades locais solicitarem o isolamento social, fique em casa. Não é apenas a sua vida a que está em risco.

Pedimos a todos e a todas que tomem as medidas responsáveis para minimizar o risco de contágio deste novo vírus, e, enquanto isso, mantenhamos o apoio aos negócios e às comunidades. E, se tiverem opções, comprem produtos como, por exemplo, café, banana, laranja, açúcar e vinhos certificados Fairtrade como se fôssemos todos vizinhos, porque somos.

A BRFAIR continua ao lado de seus membros, pois mais do que nunca devemos estar unidos e trabalhar a intercooperação entre as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade e entre toda a estrutura de Governança do sistema. A turbulência é grande, entretanto, temos a certeza que a calmaria trará ensinamentos para o mundo, para o resto de nossas vidas, e para nosso trabalho como gestores.

Seguimos sempre a disposição. Juntos somos fortes!!!