Cafeicultura regenerativa é tema de encontro da Comunidade de Prática (CdP) do Projeto Coffee&Climate

A Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), participou do segundo encontro da Comunidade de Prática (CdP), da fase lll do Projeto Coffee&Climate, promovido pela Fundação Neumann, nos dias 13 e 14 de abril, em Paraguaçu (MG). Sediado pela Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (COOMAP), o encontro teve objetivo principal, dialogar sobre as práticas em desenvolvimento no país relacionadas à cafeicultura regenerativa.

O primeiro dia contou com palestras e debates sobre como as Boas Práticas Agrícolas favorecem a biodiversidade e a vida do solo, como podem reduzir a necessidade de agrotóxicos e sua importância para a sustentabilidade.

O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Teotônio Soares de Carvalho, ministrou a palestra “Combinando ciência e prática para o fortalecimento da vida do solo através da cafeicultura regenerativa”, enfatizando sobre a importância de práticas que potencializam o aumento da atividade e da diversidade microbiana, gerando impactos positivos nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Entre essas práticas, está a manutenção de cobertura vegetal mais extensa e diversa na entrelinha do café.

Seguindo, consultor da Illycaffè César Candiano (Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè), ministrou a palestra “Boas Práticas Agrícolas: Rumo à Cafeicultura Regenerativa”, abordando a importância do uso de resíduos orgânicos (compostagem); adubação organomineral e adubos de liberação lenta; plantio na entrelinha do café e a diminuição do uso de defensivos agrícolas via um eficiente manejo integrado de pragas (MIP), com introdução de controle biológico.

No segundo dia, os participantes foram a campo e visitaram a fábrica de bioinsumos de um dos produtores associados à COOMAP, conhecendo a nova prática, ainda em fase inicial de avaliação no Brasil. Em seguida, os participantes visitaram outra propriedade, onde puderam conhecer novas práticas de agricultura regenerativa, em especial a implementação e manutenção de cobertura vegetal na entrelinha do café.

A Comunidade de Prática (CdP), realizada em Paraguaçu MG, recebeu 60 pessoas de diversas organizações, entre outras COOMAP, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região Ltda (COOPFAM), BRFAIR, SISTEMA FAEMG, FAEMG/Senar, CECAFÉ, EMATER-MG, EPAMIG, Embrapa /CAFÉ, CNA, GCP, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Prof. Edson Antônio Velano (UNIFENAS), Institutos Federais de Muzambinho e de Machado, e representantes de associações familiares de agricultores como AFASA (Santo Antônio do Amparo-MG), ACBMC (São Francisco de Paula-MG), ASCAFEC (Camacho-MG), Iluminarte (Candeias-MG).

Com dois encontros já realizados em 2023, as CdPs da fase lll do Projeto Coffee&Climate reúnem diferentes atores da cadeia produtiva do café, pesquisadores, jovens líderes e organizações, envolvendo particularmente as mulheres por mais igualdade de gênero. Compondo um grupo seleto e interdisciplinar, esses atores debatem sobre os desafios das mudanças climáticas e propõem soluções para seus impactos na produção de café.