Representantes do Brasil participam de Conferência Internacional de Cidades pelo Comércio Justo no Equador

Representantes brasileiros do Comércio Justo participaram da “15ª Conferência Internacional de Cidades pelo Comércio Justo – Fairtrade Towns”, em Quito, no Equador. O evento ocorreu entre os últimos dias 21 e 23 de outubro, e foi organizado pelo comitê gestor do Comércio Justo, pela Prefeitura de Quito, pelo Comitê Internacional Fairtrade Towns, pelo Comitê Regional de Cidades América Latina e Caribe, pelo World Fair Trade Organization (WFTO) e pela Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comércio Justo (CLAC).

A Conferência contou com a participação de delegações de vários países da América Latina, América do Norte e Europa. A delegação do Brasil teve a participação de Eliana Reis e Josiele Leite, representantes da Cooperativa dos Costas no comitê gestor de Boa Esperança (MG); Erika Lima, representante da prefeitura no comitê gestor de Poço Fundo (MG); Carlos Renato Theodoro e José Cláudio Oliveira, representantes da Cooperativa Cafesul no comitê gestor de Muqui (ES); Paulo Henrique Leme, professor e representante do comitê gestor da Universidade Federal de Lavras – UFLA (MG) e Paola Figueiredo, gestora da CLAC Brasil.

Este ano, a Conferência trouxe o tema “O Comércio Justo na construção de Cidades Sustentáveis” e contou com a contribuição de alguns representantes dos comitês de cidades pelo Comércio Justo do Brasil como palestrantes nos painéis e mesas de discussão. Na abertura do evento, durante o “Painel 2: Políticas Públicas sobre o Comércio Justo”, a produtora da Cooperativa dos Costas e coordenadora do comitê gestor, Eliana Reis, apresentou a experiência de Boa Esperança como cidade de Comércio Justo, destacando o trabalho desenvolvido com as instituições educativas do município e a parceria com o poder público local através da aprovação da lei de fomento ao Comércio Justo e criação do selo local.

O segundo dia foi marcado pelas mesas de discussão com vários temas relevantes como: Comércio Justo e sustentabilidade; consumo responsável; o trabalho das mulheres; experiências e desafios das campanhas de cidades, entre outros. O tema “acesso à mercados internacionais para o Comércio Justo” teve a participação de Carlos Renato Theodoro, presidente da Cooperativa Cafesul e da Coordenadora Nacional de Comércio Justo do Brasil (BRFAIR) e membro do Conselho de Diretores da CLAC, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Cafesul ao longo dos anos de certificação. Ele destacou o impacto dos projetos realizados com o recurso do Prêmio Fairtrade e as estratégias adotadas pela organização de pequenos produtores para se posicionar no mercado Fairtrade.

Outro tema importante foi a “relação do meio acadêmico e o Comércio Justo” com a participação de vários representantes de Universidades pelo Comércio Justo. O professor Paulo Henrique Leme e coordenador do comitê da UFLA apresentou as ações que a universidade vem desenvolvendo dentro da temática do Comércio Justo, mostrou os impactos da certificação Fairtrade no aumento da produtividade das cooperativas certificadas comparadas à média nacional e destacou a proposta de um novo projeto inovador, chamado “O Produtor de Alimentos do Futuro”, que será realizado no marco da parceria UFLA, BRFAIR e CLAC.

“Foram três dias de aprendizado, trocas de experiências e pudemos concluir que as estratégias chave para o futuro para fortalecer o movimento pelo Comércio Justo serão: 1) o fortalecimento dos mercados locais e dos mercados entre os países do Sul; 2) o incentivo às compras governamentais também e a incidência local, regional e nacional nas políticas públicas; 3) o trabalho de sensibilização nas escolas com as crianças e adolescentes sobre o comércio justo e o consumo consciente”, enfatizou Paola.

Autora: Paola Figueiredo – Gestora CLAC Brasil