Treinamento aborda sistema de gestão interna e intercâmbio de experiências na produção de cafés orgânicos

Entre os dias 24 e 25 de agosto, a CLAC, em parceria com a BRFAIR, realizou o treinamento sobre sistema de gestão interna e troca de experiências em gestão e produção orgânica, na sede da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL), no município de Muqui, no Espírito Santo.

O treinamento foi coordenado pela gestora da CLAC Giseli Sampaio, em parceria com a CAFESUL, e teve como objetivo oferecer um feedback sobre a importância da implementação de um Sistema de Gestão Interna (SGI) como ferramenta necessária para o cumprimento das regras dos processos de certificação. Esse sistema facilita que o grupo se organize para trabalhar em conjunto, em prol da melhoria contínua de sua organização, bem como de todo o processo produtivo.

O SGI é um conjunto de regras, princípios e medidas relacionadas entre si, que ajudam a garantir a qualidade dos procedimentos documentados no âmbito do cumprimento de um processo de certificação simples ou múltiplo e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta orientadora para que as comunidades se organizem com o objetivo de trabalharem em conjunto, na melhoria contínua de sua organização, assim como, das famílias associadas e dos sistemas produtivos.

O treinamento contou com a presença de representantes das seguintes organizações: CAFESUL; Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS); Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (ASCARIVE); Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (COORPOL); Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (COOPASV) e Cooperativa dos Produtores do Alto da Serra (APASCOFFEE).

Os representantes também participaram de uma série de visitas a produtores da CAFESUL, tendo como objetivo a troca de experiências sobre melhoria de qualidade, gestão e produção orgânica. “Certamente a intercooperação e o compartilhamento de conhecimentos entre as Organizações de Pequenos Produtores (OPPs) e seus produtores contribuem imensamente para o desenvolvimento das OPPs Fairtrade e de suas comunidades”, destacou o secretário executivo da BRFAIR, Bruno Aguiar.