Golden Cup Brasil anuncia os classificados na primeira etapa do torneio

Trinta e seis cafés de diferentes regiões produtoras foram classificados na primeira fase do Golden Cup Brasil, que é o torneio que elege os melhores cafés das variedades arábica e canephora, produzidos por famílias produtoras de cafés certificados Fairtrade no Brasil.

Em sua oitava edição, o Golden Cup Brasil é o torneio de qualidade que define anualmente os melhores cafés produzidos por membros de Organizações de Pequenos Produtores (OPPs) de cafés certificados Fairtrade brasileiras.

O torneio tem como objetivos contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados, e contribuindo para a agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção.

A primeira etapa de classificação ocorreu nos dias 31/08 e 01/09. Provadores de alto nível identificaram os melhores cafés Fairtrade do Brasil, com provas que contaram com a participação de Q-Graders e R-Graders membros de diferentes OPPs Fairtrade, e ainda com a presença de renomados profissionais, atuantes no mercado de cafés especiais.

Foram avaliadas amostras oriundas de pré-seleções realizadas pelas cooperativas e associações de pequenos produtores Faitrade, que durante a safra 2021/22 identificaram seus melhores lotes, para a disputa do Golden Cup 2022. As amostras concorreram nas seguintes categorias: Café Arábica Microlotes (natural, cereja descascado ou Processos); Café Arábica Container Cheio (natural, cereja descascado ou processos); Café Canephora Microlotes (natural ou descascado) e Café Canephora Container Cheio (natural ou descascado).

O concurso de qualidade é realizado pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), com o apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e da International Trade Centre (ITC).

O time de provadores foi composto por Ana Carolina Fernandes da Silva (COOPFAM), Thales da Silva de Souza (CAFESUL), Everton Henrique Canaverde (COOPERVITAE), Ruhan luz Corrêa (ASCARIVE), Valdinei Neves Bernardes (DOS COSTAS), Claudio Baquião Filho (COOPERNOVARUM), Gilmar Fera (COOPASV) João Vitor Pereira da Silva (João Coffee), Marco Aurélio Teixeira Zanateli (BSCA), Bruno Aguiar (BRFAIR), Cecília Sanada (CLAC) e Paulo Afonso Ferreira Júnior (CLAC).

Os cafés selecionados na primeira etapa serão submetidos a uma nova seleção (etapa 02), no dia 12 de outubro, quando membros de exportadoras e grandes players do mercado definirão os melhores cafés Faitrade do Brasil, ganhadores da oitava edição do Golden Cup Brasil.