Inscrições abertas para torneio que elegerá os melhores cafés Fairtrade do Brasil

Com o avanço da colheita do café no Brasil, produtores já estão preparando lotes especiais para participarem de concursos de qualidade. E com o objetivo de contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo internacionalmente, o 8º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup, já está com as inscrições abertas, e o envio das amostras pelos produtores vai até o dia 26 de agosto.

Promovido pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), o torneio reúne os melhores cafés brasileiros das variedades arábica e canephora, produzidos por cafeicultores que fazem parte de organizações certificadas Fairtrade.

O Golden Cup conta ainda com apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da International Trade Centre (ITC). O concurso de qualidade abrange todas as Organizações de Pequenos Produtores (OPPs) de Café Fairtrade do Brasil, que são responsáveis por recolher as amostras para serem provadas por experientes degustadores – com certificação Q-Grader/R-Grader – que definirão os melhores cafés brasileiros Fairtrade.

De acordo com o secretário executivo da BRFAIR, Bruno Aguiar, além de incentivar aos cafeicultores a produzirem cafés com cada vez mais qualidade, o torneio serve para abrir mercados para os grãos Fairtrade no Brasil e no exterior. Com isso, os cafés ganham cada vez mais valor agregado, contribuindo com a renda das famílias de pequenos produtores(as) e aumentado os recursos para investimentos nas áreas sociais e ambientais nos municípios onde as organizações atuam.

“Esse torneio que elege os melhores cafés Fairtrade do Brasil também é realizado em outros países da América Latina. É muito importante mostrarmos a qualidade dos cafés produzidos. Um café premiado mostra a cooperativa ou associação, mostra a região e o país. A importância desse concurso de qualidade é para mostrarmos o diferencial desses cafés especiais”, pontuou.

Bruno convidou a todas as organizações certificadas a estimularem seus produtores e produtoras a enviarem suas amostras. “Os melhores cafés do Golden Cup são apresentados ao mundo. Temos compradores de diversos países que irão receber amostras desses cafés premiados. A intenção é formar um mercado para os cafés Fairtrade do Brasil. Além premiar os produtores, o concurso é importante para promover o café do grupo, da organização e do país”, enfatizou.

Bruno destacou que no concurso são identificadas as qualidades e nuances dos cafés de Comércio Justo Fairtrade brasileiros, apresentando-os como produtos diferenciados ao mundo.

Cecília Sanada, juíza do concurso e Q Grader pelo Coffee Quality Institute EUA, enfatizou que o Golden Cup vem ao longo dos anos tendo consistência na qualidade dos cafés apresentados, e está seguindo tendências de perfis de sabores, conforme o mercado pede.

“Isso é estar atualizado e atender a demanda que o perfil consumidor quer. Quando se participa de um concurso, os cafés que ganham destaque pela qualidade têm a oportunidade de serem apresentados em feiras internacionais para grupos de compradores e torrefadores. Então, uma nova venda e/ou uma nova parceria é iniciada pela qualidade. A expectativa para este ano é ter a mesma consistência da qualidade para a categoria Container Cheio e cafés extraordinários (de pontuação elevada) para a categoria Microlotes”, afirmou.

CATEGORIAS – Nas categorias Café Arábica Microlotes e Café Arábica Container Cheio, poderão participar amostras de grãos com secagem natural, cereja descascado ou demais formas de preparos (honey, desmucilado, despolpado, fermentado e demais processos).

Já as categorias de Café Canephora (Conilon ou Robusta) Microlotes e Container Cheio, os grãos podem ter sido passados por um processo de lavagem/separação ou não e levado para o terreiro para secar ao sol ou para o secador, com ou sem remoção da casca.

Cada organização participará com no máximo duas amostras, de no mínimo duas sacas de 60 quilos cada e no máximo 10 sacas de 60 quilos nas categorias Microlotes. Já na categoria Container Cheio de ambas as variedades, cada organização poderá inscrever até duas amostras, com no mínimo 320 sacas de 60 quilos cada.

PREMIAÇÃO – Serão premiadas as três melhores amostras de cada categoria, com troféus. Além disso, amostras dos cafés melhores classificados serão levados para a Expo Café Show Seoul, realizada Seoul, Coreia do Sul, de 23 a 26 de novembro.

Os vencedores também terão seus cafés ofertados em um leilão virtual, organizado pela CLAC, em parceria com a BRFAIR, e coordenado pela Caffeex, que é uma plataforma independente de negociação de café verde entre empresas no Brasil, no dia 1º de dezembro.

DATAS

  • Envio das amostras para as organizações: até o dia 26 de agosto
  • Primeira etapa de classificação: 31 de agosto e 1º
  • de setembro
  • Divulgação das amostras classificadas: 2 de setembro
  • Segunda etapa de classificação: 12 de outubro
  • Resultado dos vencedores: 16 a 18 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG)