Em comemoração ao Dia Internacional Comércio Justo, a CLAC, a BRFAIR e Organizações Certificadas Fairtrade realizaram uma série de atividades durante o mês de maio, considerado o Mês do Comércio Justo.

Um marco das comemorações foram as apresentações de ações desenvolvidas nas Cidades e Universidades pelo Comércio Justo no Brasil. O encontro aconteceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), reconhecida como a primeira Universidade pelo Comércio Justo do Brasil. A abertura foi realizada pelo presidente da BRFAIR e da CAFESUL, Carlos Renato Alvarenga Theodoro e pelo professor Paulo Henrique Leme, coordenador do Projeto UFLA pelo Comércio Justo.

A UFLA e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentaram as atividades realizadas no âmbito do projeto. Na sequência, Eliana Reis, representante do comitê gestor do projeto Boa Esperança (MG) pelo Comércio Justo, fez um resumo das atividades, com destaque para o envolvimento de estudantes em ações na cidade. Já o comitê de Poço Fundo (MG) apresentou dados importantes, como o aumento de pontos de venda de cafés FAIRTRADE no município.

O aumento da qualidade dos cafés robustas em Muqui (ES) e o ingresso do município capixaba como uma Cidade pelo Comércio Justo foi um dos temas abordados na apresentação de José Cláudio, membro representante do comitê Muqui (ES) pelo Comércio Justo.

Representando ainda o comitê Poço Fundo (MG) pelo Comércio Justo, Edivânia de Fátima Fernandes falou um pouco sobre a experiência de Poço Fundo e do trabalho realizado com as escolas parceiras e na campanha “Tree Challenge: semeando para o Futuro”.

Além disso, foi apresentado, pela gestoda do Projeto Sul-Sul, Márcia Manhães. O projeto é desenvolvido pela CLAC em parceria com a BRFAIR, que consiste em divulgar no Brasil o sistema do Comércio Justo e ampliar a comercialização de produtos FAIRTRADE no país. Veja abaixo mais fotos deste dia de apresentações.