O presidente da BRFAIR, Carlos Renato Alvarenga Theodoro, que também é presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), visitou, juntamente com o vice-presidente da Cafesul, José Cláudio, cinco cooperativas Fairtrade localizadas no Sul de Minas Gerais.

As visitas foram realizadas com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a realidade e o trabalho realizado pelas Organizações de Produtores membros da BRFAIR, realizando ainda um tour técnico para troca de experiências nas áreas de gestão, armazenamento, assistência técnica, mercado de café orgânico, energia solar, sistema informatizado de rastreamento, e impactos do Fairtrade.

Na Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (COOMAP), Renato e José Cláudio foram recebidos pelo gerente de Negócios Internacionais, Rafael Furtado Fonseca. Já na Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), os representantes da BRFAIR foram recebidos pela presidente Vânia Lucia Pereira e por membros do Conselho Administrativo.

A parada seguinte da dupla foi na Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região (COOPERVITAE), onde a dupla foi recebida pelo presidente Alessandro Marcos de Miranda e pelo diretor tesoureiro, Fernando Carvalho dos Santos.

Em Boa Esperança (MG), Cidade pelo Comércio Justo e endereço da Cooperativa Dos Costas, Renato Theodoro e José Cláudio foram recebidos pelo presidente Eliezer Reis Jorge. Eles finalizaram tour na Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (COOPASV), onde o encontro ocorreu com a gerente comercial Beatriz de Souza Pereira.

“Foi uma semana muito rica de conhecimento e pudemos ver de perto os impactos que o Comércio Justo tem trazido para essas cidades e regiões onde atuam as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade. Vidas estão sendo transformadas para melhor. Agradecemos muito a todos que nos receberam, com excelentes recepções, ensinamentos e hospitalidade”, afirmou o presidente da BRFAIR, Carlos Renato Alvarenga Theodoro.