O Comércio Justo no Brasil ganhou mais um importante reforço. É que desde o último mês de março, outras duas cidades brasileiras conquistaram o título de Cidades Latino-americana pelo Comércio Justo. Agora, além de Boa Esperança (MG) – que já integrava o projeto desde 2015 -, Poço Fundo (MG) e Muqui (ES) também são detentoras do título, que entre outros objetivos, serve para promover a comercialização de produtos do Comércio Justo nestas cidades.

O programa “Cidades e Povos pelo Comércio Justo – América Latina e Caribe” nasceu em 2015, por iniciativa CLAC e da World Fair Trade Organization (WFTO), que traduzindo ao português significa Organização Mundial do Comércio Justo.

Além dos três municípios brasileiros que integram o projeto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), ambas em Minas Gerais, são reconhecidas como Universidade pelo Comércio Justo.

A WFTO é uma associação global que envolve mais de 400 organizações comprometidas em melhorar os meios de subsistência de pequenos produtores(as) e possui membros em 76 países.

Para conquistar o titulo de Cidade pelo Comércio Justo, o município precisa unir ações de organizações certificadas Fairtrade, do poder público e de empresários locais, como os comerciantes, que se comprometem a integrarem os princípios e as práticas do Comércio Justo.

No Brasil, a BRFAIR é a responsável por dar o suporte às organizações certificadas. Com a venda de seus produtos de Comércio Justo, os(as) produtores(as) recebem uma renda digna, que cobre os custos de produção e uma renda adicional que permite o financiamento de projetos sociais em suas comunidades.

UNIVERSIDADES – Além dos três municípios brasileiros que integram o projeto Cidades e Povos pelo Comércio Justo, a UFLA e a UFV são reconhecidas como Universidade pelo Comércio Justo. Ao todo, 16 universidades da América Latina e do Caribe fazem parte desta campanha.

Além da cultura do Comércio Justo, o projeto que integra as universidades busca estreitar as relações entre produtores e a comunidade acadêmica, criando espaços de diálogo, pesquisa e extensão.

O ingresso de Poço Fundo e Muqui e também da UFV ao programa foi celebrado em um evento on-line, no mês de março, quando os prefeitos das cidades receberam o reconhecimento como “Cidade Latino-americana pelo Comércio Justo”.

O comitê de Boa Esperança, primeira cidade pelo Comércio Justo no Brasil, acompanhou os dois municípios no cumprimento dos critérios da campanha, esforço que contou também com a participação ativa da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) e da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam).

O presidente da Cafesul e da BRFAIR, Carlos Renato Theodoro, falou da sua satisfação pelos títulos concedidos. “Eu fico muito feliz de ver isso acontecendo porque dentro da BRFAIR, desde quando assumi como presidente, essa era uma de nossas metas. Fico muito feliz porque é mais uma conquista dentro desse trabalho que a gente faz desde o início, junto com a CLAC”, enfatizou.