Maio especial: eventos promovem o Comércio Justo no Brasil

O mês de maio foi o escolhido para comemorar e reforçar a divulgação da prática do Comércio Justo em todo mundo; e o segundo sábado do calendário do mês é reservado à celebração do Dia Internacional do Comércio Justo. Neste ano, três eventos virtuais realizados no Brasil, chamaram a atenção para a existência e a força desta prática de comércio alternativa, mais humana e sustentável.

As Lives promovidas pela Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), pela Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos(as) Produtores(as) e Trabalhadores (as) de Comércio Justo (CLAC) em parceria com as organizações de produtores (as) e outras entidades, tiveram como espinha dorsal o trabalho desenvolvido pelo comitês gestores das Campanhas de Cidades e Universidades pelo Comércio Justo focado principalmente nos benefícios que este modelo de comércio oferece para produtores(as), trabalhadores(as), organizações e comunidades.

As ações começaram no dia 18 de maio, com a cerimônia de reconhecimento oficial da Universidade Federal de Lavras (UFLA) como Universidade Latino-americana pelo Comércio Justo, a primeira do Brasil. A distinção foi conferida pela CLAC com a parceria da BRFAIR. O Presidente do Comitê da UFLA pelo Comércio Justo, professor Paulo Henrique Leme destacou a importância do título conferido à UFLA. “O reconhecimento da UFLA como a primeira Universidade pelo Comércio Justo do Brasil, é mais um reconhecimento internacional da atuação da UFLA nas áreas socioambientais, especificamente em um projeto de extensão ligado à Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC – UFLA), que promove a conexão entre a Universidade e as Organizações de Pequenos Produtores de Comércio Justo do Brasil, e ainda ações estratégicas de conscientização sobre a importância de adesão ao movimento, e do consumo de produtos de Comércio Justo”.

O Professor Paulo Henrique Leme destacou ainda a importância das conexões entre a UFLA e as demais Universidades pelo Comércio Justo pelo mundo. “A UFLA já participou de diversos fóruns internacionais sobre o Comércio Justo, e lançou agora a edição especial da Revista Organizações Rurais & Agroindustriais (OR&A – UFLA) com o tema Comércio Justo e Economia Solidária, pela qual foram publicados quatro artigos acadêmicos do Brasil e quatro artigos acadêmicos produzidos por autores de países da América Latina sobre a temática do Comércio Justo e Economia Solidária.

Entre os critérios estabelecidos e cumpridos pela UFLA na obtenção do título de Universidade Latino-americana pelo Comércio Justo estão: convênio de cooperação com a BRFAIR para desenvolvimento de projetos de extensão; semana especial de comercialização de produtos fornecidos pelas cooperativas de comércio justo; tema de Comércio Justo em pesquisas e nos cursos de graduação e pós-graduação; e uma edição especial da revista científica Organizações Rurais & Agroindustriais focando o tema “Comércio Justo, Consumo Responsável e Economia Solidária”, lançada na ocasião da solenidade de certificação da universidade.

Outro evento realizado dia 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional do Comércio Justo, teve como tema “As estratégias de divulgação do Comércio Justo no Brasil: as Campanhas Cidades e Universidades pelo Comércio Justo. Na ocasião, participaram representantes da BRFAIR, CLAC, das campanhas de Boa Esperança, MG e UFLA, que já possuem o reconhecimento internacional e representantes da cidade de Muqui, ES; Poço Fundo, MG e Universidade Federal de Viçosa UFV, que ainda estão buscando o título. Todos os palestrantes puderam expor suas opiniões a respeito da importância do movimento do Comércio Justo para as organizações de Produtores Fairtrade, cidades, universidades, comunidades, e para o Brasil no geral, apontando as principais oportunidades e desafios neste processo. O Presidente da BRFAIR e da CAFESUL, Carlos Renato Alvarenga Theodoro enfatizou a importância do movimento do Comércio Justo no Brasil e no mundo. “O movimento do Comércio Justo incentiva o consumo de produtos pautados por valores éticos e socioambientais como os produtos Certificados Fairtrade, incentivando ainda a dinamização da economia local, mediante ao consumo de produtos locais”.

Como encerramento da agenda do mês de comemorações do Dia Internacional do Comércio Justo, a Cooperativa dos Costas e o comitê gestor do projeto realizou, no dia 26 de maio, o evento: “Boa Esperança, cidade pelo Comércio Justo – o Projeto e as Histórias dos Produtores da Cooperativa dos Costas. A ação contou com a participação da CLAC; do Presidente da Cooperativa dos Costas; do Prefeito Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidades que assinaram o convênio de cooperação para desenvolver o projeto Cidades de Comércio Justo no município em 2015 e até hoje trabalham juntas.

Os destaques da atividade foram a participação de uma família de pequenos produtores da cooperativa contando sua trajetória na produção de cafés certificados; a linha do tempo e os pilares do projeto em Boa Esperança apresentados pela produtora Eliana Reis. Outro momento importante foi a participação do prefeito da cidade e do vice-presidente da CDL ressaltando a importância do título internacional de Boa Esperança como cidade de Comércio Justo e como este projeto impacta no fortalecimento do comércio e da economia local. A Cooperativa dos Costas foi a anfitriã do evento e o diretor presidente, Eliezer Reis Jorge reforçou em seu discurso de agradecimento “Estamos em um caminho certeiro com este projeto, a live de hoje foi um fruto colhido que todos plantaram há muitos anos, a planta continua cada dia mais sadia e com projeção de produzir muito mais. Vamos seguir juntos!”

O Comércio Justo coloca o ser humano no centro, dignificando o trabalho e a natureza, incentivando a gestão responsável e sustentável dos recursos naturais; na prática, busca promover oportunidades de desenvolvimento e protagonismo para os pequenos agricultores(as), camponeses(as) e artesãos. Facilita o acesso direto ao mercado em condições justas e equitativas, criando um canal de comercialização mais direto possível entre produtores e consumidores, de qualidade e de forma solidária, para que todos os atores envolvidos na cadeia comercial se comprometam com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos. Somos Comércio Justo e seguimos em busca de um mundo mais equitativo e ambientalmente correto!!

Edição especial da Revista OR&A – UFLA, com o tema Comércio Justo, Consumo Responsável e Economia Solidária. Link de acesso:

http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/issue/view/71

Cerimônia de reconhecimento oficial da Universidade Federal de Lavras (UFLA) como Universidade Latino-americana pelo Comércio Justo, a primeira do Brasil.

Live em comemoração ao Dia Internacional do Comércio Justo com o tema “As estratégias de divulgação do Comércio Justo no Brasil: as Campanhas Cidades e Universidades pelo Comércio Justo.

Live em comemoração ao Dia Internacional do Comércio Justo com o tema “Boa Esperança, cidade pelo Comércio Justo – o Projeto e as Histórias dos Produtores da Cooperativa dos Costas.